Procon - empresas reclamadas

 

Relacionamos aqui as listas anuais de reclamações fundamentadas na área de saúde, incluindo empresas de convênios médicos (seguro saúde, planos de saúde e planos odontológicos).

As listas foram geradas a partir das informações cadastradas por procons estaduais e municipais no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

É possível que você se impressione com a quantidade tão pequena de reclamações, inclusive com relação às grandes empresas do setor. Esse fato ocorre basicamente por três motivos:

1 – Muitas queixas sobre convênios médicos são direcionadas a ANS, visto que neste órgão o registro da reclamação é mais simples, podendo ser realizado pelo telefone, em ligação gratuita.

2 – O brasileiro ainda não desenvolveu plenamente o hábito de reclamar seus direitos. E, muitas vezes, sequer os conhece.

3 – O mais lamentável dos motivos. Muitos procons ainda não estão integrados ao Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas. O "detalhe" é que esta integração é uma exigência da Lei 8.078/90 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor - CDC) e do Decreto nº 2.181/97. Ou seja: são órgãos de defesa do consumidor descumprindo a legislação que visa à defesa do consumidor.

Observação: as listas abaixo incluem algumas empresas que não são do setor de saúde, mas que de alguma forma cometeram infrações relacionadas à área. Exemplo: instituições financeiras ou estabelecimentos comerciais que comercializam convênios médicos e realizaram vendas com informações incorretas.

 

Ano

Estados integrados

Lista

2012

O Sindec divulga a lista anual de reclamações sempre no segundo semestre do ano subsequente. Os dados serão publicados neste portal em até 2 (dois) dias úteis após a divulgação.

previsão:
setembro / 2013

2011

AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RS, SC, SP

ver lista

2010

AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RS, SE, SC, TO

ver lista

2009

AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, SE, SC, TO

ver lista

2008

AC, AL, AM, AP, BA, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, SC, TO

ver lista

2007

AC, AM, BA, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PB, RJ, RN, SC, TO

ver lista

2006

AC, BA, ES, GO, MG (BH), MT, PA, PB, RJ, SC, TO

ver lista

 

Importante: a saúde é o bem mais valioso que você possui. Jamais contrate um plano de saúde, seguro saúde ou plano odontológico sem antes analisar detalhadamente os índices de qualidade e reclamações da empresa.

E após a contratação, esteja sempre atento(a) à legislação do setor, exigindo que ela seja respeitada. Você estará defendendo seu direito de consumidor e, principalmente, seu direito à vida.

twittar
Compartilhar no orkut
facebook

É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal, desde que citada a fonte e inserido link para http://wwww.conveniosmedicos.org

Referências: convênios médicos, convênio médico, plano de saúde, planos de saúde, seguro saúde, plano odontológico, planos odontológicos, assistência médica, plano de saúde empresarial - Os textos aqui divulgados não substituem os originais publicados e atualizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Diário Oficial da União

convenios medicos

Portal Convênios Médicos
Exija seus direitos